sábado, 21 de novembro de 2009

Ceará Natal de Luz reúne 45 mil em festa



Luzes natalinas encheram de brilho a Praça do Ferreira, no Centro, numa noite de muita emoção e música

A contribuição ecológica deu o tom da festa do Ceará Natal de Luz, promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). As cerca de 45 mil pessoas que compareceram ontem ao Centro, para a ampla programação de abertura das comemorações, foram também convidadas a trocarem garrafas PET por mudas de plantas frutíferas e ornamentais. A meta da CDL é plantar um milhão de árvores até o ano que vem.

Ontem, milhares de luzes natalinas foram acesas na Praça do Ferreira e encheram de brilho a noite que deu boas-vindas à chegada do período de festas.

De acordo com os apresentadores do evento, mais de 45 mil pessoas foram à praça para conferir de perto o show da cantora Vanessa da Mata, a chegada do Papai Noel e o já tradicional coral composto por 120 crianças, que enchem de vida e cor as varandas do Hotel Excelsior. Este ano, uma chuva de papel prateado deu ainda mais encanto ao momento musical.

A participação do tenor Bruno Stéfano e da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) também trouxe, nas letras das canções cristãs, o empolgante e esperado espírito natalino.

As atenções do público se voltaram para a fachada do Cine São Luiz, onde houve uma projeção de vídeos em terceira dimensão, que, virtualmente, encheu de neve as janelas do prédio. Ao vivo, o ilustrador Mino fez um cartão de Natal, que foi projetado no mesmo prédio.

Para o presidente da CDL, Freitas Cordeiro, a festa oferecida ao povo fortalezense é uma forma de gratidão ao árduo trabalho desempenhado durante o ano. "Nenhuma crise nos derrubou e, diferentemente de outras regiões brasileiras, tivemos um crescimento de 9% na economia. Neste momento, agradecemos a todos que contribuíram para isso, aos trabalhadores do comércio e da indústria", disse.

Uma breve celebração eucarística foi realizada, com a participação de representantes da Igreja Católica, do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza e da iniciativa privada. Juntos, eles fizeram orações pelos trabalhadores, pelo consumo consciente e convidaram as pessoas a manterem viva a alegria milenar que representa a chegada de Jesus Cristo.

De acordo com a titular da Secretaria Especial do Centro, Luíza Perdigão, R$ 200 mil foram investidos na grande festa, que contou com o apoio da Prefeitura do Fortaleza na operação logística de segurança, fiscalização de ambulantes e isolamento de entrada de veículos no entorno da praça. "Os maiores investimento e mérito são da CDL, que trabalhou até as 22h de ontem para que tudo estivesse pronto hoje".


Enquete
Emoção

"Sempre via a festa pela televisão. Mas, desta vez, eu não podia deixar de conferir de perto o coral das crianças"

Katiana Costa
33 anos
Estudante


"Todas as luzes, o show, o coral e muitas outras coisas. Quero ver tudo de pertinho e não perder nenhum instante"

Nayana Meggue
22 anos
Costureira

"Trouxe meu filho para ver o Papai Noel porque isso tudo só acontece uma vez ao ano. Ele, assim como eu, estava ansioso"

Auricélia Silva
39 anos
Dona-de-casa


JANAYDE GONÇALVES
REPÓRTER

Nenhum comentário: