quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Exportação de calçados do CE cai 15% em outubro

"As exportações de calçados do Ceará contabilizaram 4,62 milhões de pares em outubro, valor quase duas vezes superior ao resultado de setembro último (2,6 milhões de pares). Apesar do bom desempenho, levando-se em consideração o acumulado do ano, houve uma retração na comparação com o mesmo período de 2008. Até outubro deste ano, o Estado comercializou para outros países 40,15 milhões de pares. O montante observado no ano passado de 47,65 milhões de pares foi 15,8% superior. Os dados foram divulgados ontem pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), com base nos números fornecidos pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

No quesito faturamento, houve retração de 18% no acumulado do ano, passando de US$ 290,3 milhões em 2008 para os atuais US$ 237,96 milhões. Na comparação com as exportações do Brasil, o Ceará foi destaque em outubro. A participação nas vendas externas do setor no País foi de 43%, levando em consideração os 10,62 milhões de pares comercializados e confirmando o Estado mais uma vez como primeiro no quesito. No faturamento, o percentual cai para 21% e a colocação vai para a segunda.

“Essa redução está dentro do previsto. Estamos nos recuperando devagarinho porque uma crise econômica é como quem quebra um pote. Para quebrar, basta poucos segundos, mas para consertar....”. Com a análise, o superintendente do CIN (Centro internacional de negócios), Eduardo Bezerra, explicou que uma queda entre 15% e 20% é normal para um período pós-crise. Bezerra disse ainda que a expectativa é de que já em 2009 possamos ter “boas notícias” no setor exportador."

Fonte:Jornal O Estado

Nenhum comentário: