sexta-feira, 27 de novembro de 2009

HGF empossa primeiro conselho local de saúde em hospitais do Estado

"O Hospital Geral de Fortaleza, HGF, é o primeiro hospital da rede estadual de saúde a implantar um Conselho Local de Saúde, um instrumento democrático que possibilita uma gestão compartilhada, onde a comunidade tem voz e vez. O Conselho foi idealizado em 2007, quando a então diretora Geral da unidade, Fátima Dias, deu o pontapé inicial. Nesta quinta-feira, em solenidade no auditório principal do HGF, os conselheiros foram empossados. Ao todo, são 20 conselheiros titulares e outros 20 suplentes, divididos da seguinte forma:

- segmento servidores: 5 titulares e 5 suplentes, escolhidos através de processo eleitoral;

- segmento gestor: 5 titulares e 5 suplentes; e

- segmento usuários com 10 titulares e 10 suplentes.


Entre as entidades representadas dentro do segmento de usuários, estão o GAPO(Grupo de Apoio do Paciente Onco-hemotológico do Estado do Ceará), a AAPEMCE(Ass. De Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Ceará), a RSP(Rede Solidária Positiva) e RNT(Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV-Aids), Associação dos Diabéticos, Associação de Pessoas com Deficiência e representante indígena, entre outras.

Entre os conselheiros do segmento servidor, destaque para o médico oftalmologista Carlos Afonso Silva, candidato mais votado no processo eleitoral. Ainda integram o conselho no segmento gestor a diretora Geral do HGF, Níobe Barbosa e o secretário executivo da SESA, Raimundo José Arruda Bastos.

“A implantação do conselho Local de Saúde do HGF torna-se um marco na história de 40 anos do hospital.” Assim, declarou a diretora geral da unidade, Níobe Barbosa. “Isso é a realização de um sonho que começou com a tentativa de se implantar um conselho gestor há 10 anos que não deu certo.Agora, vamos ter o usuário participando das decisões e tentando ajudar a solucionar os problemas desse grande hospital, o que é um grande avanço”, concluiu emocionada.

A diretora Médica Fátima Dias, também titular do segmento gestor do Conselho, destacou a importância do Conselho Local de Saúde como instrumento democrático dentro da gestão do hospital. Ela afirmou que a partir de agora usuários, servidores e gestores devem trabalhar juntos. O secretário da Saúde do Estado, João Ananias, se mostrava orgulhoso e elogiou o trabalho conjunto feito para formar o conselho. “Esse conselho vem complementar a gestão com a participação da comunidade”, disse. O secretário lembrou que o primeiro conselho popular na saúde no Ceará foi criado há 19 anos em Santana do Acaraú, quando ele era prefeito de lá. “A criação do conselho abre oportunidade para os usuários sugerirem soluções para os problemas do dia-a-dia da instituição. É uma ferramenta para o exercício da cidadania. A implantação desse conselho tende a se tornar um referencial para as outras unidades de saúde do Estado”, finalizou.

O conselheiro Jorge Rolim de Castro, da Associação dos Portadores de Retinose Pigmentar(Retina Ceará), representante do segmento de usuários, declarou que a comunidade só tem a ganhar com a implantação do conselho. “Estamos ganhando um grande instrumento de democracia. Agora, temos voz e vez dentro do HGF.” A primeira reunião com todos os conselheiros está marcada para o dia 13 de janeiro de 2010."

Fonte:Gilda Barroso - Assessoria de Comunicação do HGF

Nenhum comentário: