O acusado está preso na Delegacia de Pentecoste
Um jovem de 20 anos foi preso neste domingo (25), na cidade de Apuiarés, a 111 quilômetros de Fortaleza, após estuprar e matar a tia Maria Antônia de Sousa, 46.
Segundo a Polícia, Carlos André Rodrigues teve relações sexuais com ela no Rio Curu e a matou afogada logo após. Ele ainda tentou fugir, mas foi capturado e encaminhado para a Delegacia de Pentecoste.
Redação Jangadeiro Online
Crato
Mulher envolvida com o tráfico de drogas é assassinada .
Ana Maria do Nascimento, de 42 anos, estava sentada na porta da casa dela, quando foi assassinada, no bairro São Miguel, no Crato (Região do Cariro). A vítima foi alvejada por três tiros de revólver calibre 38. O crime aconteceu na noite de sábado (24).
O local onde aconteceu o crime, conhecido como “o gesso”, é considerado um dos maiores pontos de tráfico de drogas na cidade.
Segundo testemunhas, Ana Maria havia saído da cadeia há apenas uma semana, onde cumpria pena por envolvimento com o tráfico na região.
Fonte: Jangadeiro OnlineHorizonte
Andarilho morre ao ser atropelado por três carros .
A noite de sexta-feira (23) foi violenta na BR-116. Um andarilho identificado como Zé Brasilino foi atropelado, em sequência, por pelo menos três carros, morrendo em seguida. O acidente aconteceu no quilômetro 37 da rodovia federal, na cidade de Horizonte .
O corpo da vítima ficou mutilado, e segundo peritos ficou praticamente partido ao meio. Nenhum dos motoristas envolvidos no acidente parou para prestar socorro e não há identificação dos veículos.
No local há postes, mas as luzes estavam desligadas no momento do acidente. Segundo a população, os postes foram instalados, mas nunca funcionaram.
Fonte: Jangadeiro OnlineItarema
Projetos contemplam segurança e educação .
Este município, situado no Litoral Oeste do Ceará, realizou o lançamento de dois programas nas áreas da educação e da segurança. O primeiro foi o Projeto Nas Ondas da Leitura, uma parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto com a Editora Imeph, com apoio da Prefeitura, que atenderá a 524 estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental. Durante a solenidade, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), foi realizada a entrega simbólica de kits pedagógicos, compostos por mochila, livros didáticos e CDs com músicas educativas, aos alunos presentes, acompanhados de suas professoras.
Segundo a coordenadora pedagógica Amélia Albuquerque, representante da editora, o projeto que está sendo colocado em prática pela Secretaria de Educação é de grande importância. "A gente sabe que um menino que lê, escreve, está pronto para conquistar o mundo. Ele vencer a barreira da timidez, enfrentar uma plateia como essa, pegar um microfone e ler, é fundamental. Tenho certeza de que a cidade de Itarema será conhecida em todo o Brasil como a cidade da leitura".
A opinião da coordenadora foi compartilhada pelo secretário de Educação e Desporto do município, Francisco Antônio dos Santos Neto. Ele salientou que é preciso ter na escola uma gestão sólida, compromissada com o trabalho, se referindo aos diretores e professores, bem como a importância dos alunos lerem. "Com o apoio da Prefeitura, a educação em Itarema está dando um salto de qualidade. Quase 100% de nossas escolas foram ampliadas e reformadas. Os alunos do 5º Ano, pela primeira vez, atingiram a cor verde escuro, a mais alta segundo a avaliação do Governo do Estado", assegurou.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito Francisco Antônio Rios, o presidente da Câmara dos Vereadores Carlinhos Gomes, o professor e conferencista João Collares, dentre outras autoridades. Para o prefeito, "a escola é uma referência dentro da comunidade. Os diretores e professores são as autoridades máximas. Sempre quisemos dar uma condição melhor para nosso corpo docente e discente. Conseguimos um Colégio Liceu e, em breve, vamos receber do Governo do Estado uma Escola Técnica e Profissionalizante". Ele entregou o primeiro kit pedagógico ao estudante Antônio Anacleto Magalhães Sousa.
Fonte: Diário do NordesteTejuçuoca
Município se prepara para o IX Tejubode .
A Prefeitura deste Município, a 155 quilômetros de Fortaleza e localizada no Vale do Curu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, lança, amanhã, oficialmente, a IX edição do Tejubode, a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste. O evento será aberto às 7h30, na sede da Superintendência do Banco do Brasil, Avenida Santos Dumont nº 2889, na Capital. Deve contar com a participação dos parceiros do Tejubode que este ano irão fortalecer a cadeia produtiva da festa.
A tradicional feira de ovinos e caprinos, que acontece anualmente em Tejuçuoca, começa no dia 21 de maio e se encerra no dia 23. Durante três dias, é esperado um público superior a 100 mil pessoas. A estimativa é dos organizadores que apostam, ainda, no volume de negócios acima de R$2 milhões.
Para o prefeito Edilardo Eufrásio, o Tejubode é a festa do povo e tornou-se um dos maiores eventos do País. "A realização desse evento projeta a cidade, aquece a nossa economia, viabiliza a abertura e novos negócios, gera emprego, anima a cidade e revela o caprino como nossa principal mercadoria no semiárido nordestino. A festa ganhou fama e a cada ano que passa só tem crescido", diz ele.
O Tejubode contribui também para o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar. "A feira foi fundamental no processo de desenvolvimento da cidade que descobriu na vocação do bode, que é rei em Tejuçuoca, a criação de ovinos e caprinos, uma nova fonte de renda. O comércio cresceu, assim como o artesanato do couro e o turismo ecológico", salienta o prefeito Municipal.
A capital estadual do Bode, como é conhecida Tejuçuoca, já está pronta para receber os visitantes do evento. No Parque de Exposição Joãozão, onde vai acontecer a festa, estão sendo realizados os últimos detalhes. O equipamento ganhou novas instalações, entre as quais, restaurantes, espaços culturais, bares, pista de dança que prometem ser os locais de maior concentração de pessoas.
"A parte interna do parque recebeu nova pavimentação, cobertura de alvenaria, assim como o pátio principal das apresentações. O investimento que a Prefeitura realiza no parque garante maior segurança, comodidade e conforto aos visitantes e expositores da feira que deverá receber um plantel acima de 4 mil animais", explica o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo César.
O acesso ao local é gratuito e os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar comidas típicas da região, tudo a base de ovinos e caprinos. No parque de 15 mil metros quadrados, 40 boxes serão reservados para receber os animais. Segundo o prefeito, criadores e produtores de vários municípios cearenses e até de outros estados estarão presentes no evento.
O Parque Joãozão contará também com postos médicos, unidades do Conselho Tutelar, vigilância sanitária, Coelce, banheiros químicos, telefones públicos, área de estacionamento e um forte esquema de segurança, além de barracas padronizadas para a comercialização de bebidas e comidas típicas. O Tejubode tem o apoio dos Governos Federal, Estadual, Banco do Brasil, Sebrae, Ematerce, Banco do Nordeste, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Faec, Senar, Senac-Ce, entre outros.
Este ano, a organização do evento resolveu prestar homenagens ao Diário do Nordeste, por meio da Página Bem-Estar Animal, editada no Regional; Televisão Verdes Mares; TV Diário; Rádio Jornal de Canindé; FM São Pedro; ao amigo do Bode, Osvaldo Magalhães, entre outras autoridades. A feira terá também muito forró com apresentações de bandas conhecidas nacionalmente, cantores de renome nacional, duplas sertanejas, gastronomia, exposição de animais, corrida de bode, desfile de caprinos fantasiados, danças folclóricas, repentes.
Fonte: Diário do NordesteAçude São Matheus abandonado
Os moradores do Município de Canindé querem que o Dnocs cuide melhor do Açude São Matheus
Canindé. Moradores que residem abaixo da parede do Açude São Matheus denunciam o descaso do Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs) com a barragem que leva o nome do bairro, um dos principais cartões postal da cidade. Concluído no dia 4 de outubro de 1957 e inaugurado pelo presidente da época, Juscelino Kubitschek, numa área de 255 hectares, a barragem tinha capacidade para 11 milhões de metros cúbicos. Amanhã, uma comissão de vereadores de Canindé visitará o local da barragem, para fazer um novo relatório sobre o problema e pedir providências urgentes ao Dnocs.
Com o passar dos tempos, a barragem acumula apenas 10 milhões e 330 mil metros cúbicos quando atinge a sua cota máxima. Atualmente, o segundo maior açude da cidade está com 7,25 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 68% de sua capacidade.
O que deveria ser um orgulho para o povo de Canindé, o açude vive em total esquecimento por parte do órgão federal e tornou-se ponto de reclamação. Os 775 metros de parede estão tomados pelo mato e cheios de crateras que colocam em risco a vida dos moradores que residem abaixo do reservatório. Antônio Ferreira Uchôa, 52 anos, conhecido na cidade como "Carucão do Sertão", é quem denuncia o descaso que vive hoje um dos grandes açudes da região. "O Açude São Matheus está abandonado. Por conta da força das águas do inverno do ano passado a parede encontra-se cheia de erosões. O mato tomou conta de toda sua extensão e, o que é pior, o gado invadiu a área de limite do Dnocs", critica o morador.
A última vez que a parede da barragem passou por uma limpeza foi no ano de 2008, por meio de um mutirão feito pelo ex-secretário de Meio Ambiente, hoje na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, Airton Maciel, em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro São Matheus.
Para o especialista na área, Francisco Eudes Costa Mendes, o que deveria acontecer era um trabalho de manutenção a cada três meses em rachaduras, deslizamentos de pedras e limpeza geral, inclusive no material reciclável, como exemplo de garrafas de plásticos.
A última atividade que aconteceu foi uma limpeza de vegetação em 2008, por meio da Prefeitura em conjunto com a associação do bairro onde está localizado o reservatório. "O inverno deste ano é fraco, mas se as chuvas tivessem caindo em abundância, a situação do São Matheus poderia está bem pior", alerta Antônio Ferreira, que mora a 70 metros da parede. De acordo com o coordenador do Açude, Hélio Barreto, dois ofícios já foram enviados para a direção geral do Dnocs e ele está aguardando uma posição do órgão para que o problema possa ser resolvido.
Um ofício de número 37, datado do dia 2 de fevereiro de 2010, assinado pelo diretor geral do Dnocs, engenheiro Elias Fernandes Neto, ao vereador Júlio César Marques Ferreira Lima, diz que levando em conta a escassez de recursos disponibilizados anualmente no orçamento do órgão, a administração tem promovido a recuperação de barragens de forma priorizada, ou seja, daquelas que são classificadas na situação de elevado risco potencial.
Capacidade
68% da sua capacidade total é o percentual acumulado atualmente pelo Açude São Matheus, na cidade de Canindé, o que equivale a 7 milhões e 25 mil metros cúbicos de reserva hídrica
MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara Municipal de Canindé, Largo Xavier de Medeiros, S/N
(85) 3343.5001
Em 24/04/10 às 11h22min
Operação plena faz 46 viagens por dia
Crato. Terminou ontem a chamada operação plena, sem a cobrança de passagens, que foi iniciada no dia 12, com a finalidade de medir o fluxo de passageiros e, ao mesmo tempo, ajustar os equipamentos, consumo e confiabilidade dos trens do Metrô do Cariri. A partir da próxima semana, retorna o horário anterior, de 6 às 12 horas. Ainda não foi marcado o início da operação comercial.
Dados sobre a operação apontam a realização de 46 viagens de idade e volta de Crato a Juazeiro por dia. Segundo o assistente de operação, Wellington Carneiro, os quatro vagões transportaram uma média de 1.500 passageiros por dia. O percurso de 13km foi feito em 28 minutos. Nesta nova simulação foram incluídas mais duas estações, a São José, no Crato, e a Teatro de Juazeiro, na entrada da cidade, a cerca de 500 metros do Shopping Center Cariri. As outras quatro estações entrarão em funcionamento, quando for iniciada a operação comercial no trecho.
O resultado, segundo a gerência do sistema, correspondeu à expectativa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofort) que administra, por enquanto, o Metrô do Cariri. O governador Cid Gomes já declarou que o Metrô do Cariri será administrado, posteriormente, por concessão controlada. Será aberta licitação para que a iniciativa privada administre o metrô com o acompanhamento do Estado que exige o cumprimento da finalidade social do transporte coletivo, conforme disse o governador.
Forró do trem
O encerramento da operação plena foi comemorado, ontem à tarde, com o chamado "Forró do Trem", promovido por um grupo de estudantes da Faculdade de Direito do Crato, que levou para dentro dos vagões a banda "Forró Direito" formada por acadêmicos da região.
O sanfoneiro, Marcos Eduardo, que cursa o sétimo semestre de Direito, informou que "o objetivo foi promover a integração entre Crato e Juazeiro e, sobretudo, comemorar o sucesso de um dos maiores empreendimentos do Cariri".
Em 24/04/10 às 10h45min
Nenhum comentário:
Postar um comentário