segunda-feira, 26 de abril de 2010

Casos de meningite caem 40% no Brasil em dez anos.

O número de casos de meningite meningocócica - transmitida por bactéria e considerada a mais propensa a causar epidemias - caiu 40,6% nos últimos dez anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2009, 2.514 pessoas foram infectadas com a doença e 514 morreram, enquanto em 2000 foram notificados ao menos 4.238 casos e 771 mortes.

Neste período, a mortalidade pela doença caiu 33% no país, mas continua alta se comparada aos países desenvolvidos.

Inverno

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro), que pode ser causada por diversos agentes infecciosos, desde bactérias, vírus, fungos e parasitas. A maioria de suas vítimas são crianças bem pequenas ou bebês, mas adultos podem adquiri-la também. Sua principal forma de transmissão é por via respiratória, por meio do contato com gotículas e secreções do nariz e da garganta. Até um beijo pode causar a infecção. Com a chegada do inverno é comum as pessoas se manterem em locais fechados, o que facilita a transmissão.

Segundo Gustavo Johanson, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), locais de grande densidade demográfica, com muitas aglomerações, são mais propícios a espalhar a doença de origem bacteriana.

- A meningite meningocócica aparece com maior frequência em países em desenvolvimento do que nos desenvolvidos porque quanto maior o número de pessoas por metro quadrado, maiores as chances de contaminação.

Localidades pobres também são foco, pois, segundo o infectologista, a população tem menos acesso à vacina meningocócica, uma das formas de prevenção à doença. A dose, segundo o médico, só é disponibilizada no SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes que apresentam determinadas doenças como HIV, anemia falciforme e pessoas que perderam o baço, em especial crianças, entre outras doenças. Quem tiver fora destes grupos tem de pagar para se vacinar em alguma clínica particular.

- Como a vacina é paga, nem todo mundo pode arcar, ou seja, só quem tiver condição pode adquiri-la. Por isso, nos Estados mais pobres a população fica mais exposta à doença.

Fonte: R7

Nenhum comentário: