sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ceará terá 20 mil casos de câncer só este ano

O alerta é do presidente do Comitê de Controle do Estado, Luiz Porto

O Dia Mundial Contra o Câncer transcorre hoje, 8 de Abril, e o Instituto Nacional de Câncer estimou que, este ano, cerca de 500 mil casos da doença surgirão no Brasil. O presidente do Comitê de Controle ao Câncer do Estado do Ceará, Luiz Porto, comentou que o Estado, em 2010, diagnosticará cerca de 20 mil pessoas com câncer. Ele ainda explicou que quanto mais cedo a população verificar a doença, maiores são as chances de curar a doença.

Luiz Porto destacou que os tipos de câncer mais frequentes no sexo masculino são os da próstata e de estômago. Já nos casos das mulheres são mais afetados o útero, a mama e o reto, informou o presidente do Comitê. “O tabagismo é o maior fator para a geração da doença em outras partes do corpo. Que antes predominava nos homens e nos últimos anos o sexo feminino vem crescendo neste tipo da doença”, contou Luiz Porto.

Segundo Porto, o câncer de pele vem dominando os diagnósticos e que para este ano estimasse que cerca de sete mil caso aparecerão no Ceará. “Para prevenir este tipo da doença é necessário que as pessoas se eduquem na utilização do sol. Quem tem pele clara tem que realizar consultas frequentemente”, aconselhou. Ele afirmou que o câncer que atinge o estômago vem diminuindo.

O presidente alertou que mulheres que não tiveram ou tiveram poucos filhos, com obesidade depois da menopausa, que façam uso abusivo de anticoncepcionais, alcoólatras ou que tenham na família histórico de câncer de mama, devem ter um cuidado extra. “Tem que realizar a mamografia. O Ministério da Saúde aconselha que acima de 50 anos seja feitas duas vezes ao ano. Tem também que realizar atividades físicas e que tenham filhos mais cedo”, orientou. Ele disse que para esse tipo da doença são esperados cerca de 1700 casos, sendo 700 em Fortaleza.

Porto acredita que se a mamografia fosse oferecida pelo Estado, às mulheres a partir de 40 anos, o número de caso seria reduzido. “O controle do câncer é o diagnóstico precoce”, frisou.

“FUI CURADA”
A aposentada Pastora Albuquerque Pedrosa, 84, relatou que há oito anos foi diagnosticada com câncer na mama esquerda. “Eu fui realizar o exame de rotina, quando a minha médica solicitou que eu realizasse outro. Com o resultado do segundo teste ela me aconselhou a buscar um mastologista, Fiz todos os exames necessários, que confirmaram a doença”, relembrou.

Pastora Pedrosa comentou que, na época, os médicos não queriam realizar a cirurgia de retirada. “Afirmei para eles que estava pronta, mas me disseram que era arriscado e que deveria esperar. Pedi para que fizessem logo e assim foi feito, no dia 4 de novembro de 2002 fizeram a retirada do caroço”, explicou. Ela afirmou que no seu caso não foi necessário realizar a quimioterapia, mas apenas a radioterapia. A aposentada ainda orienta as pessoas para que irem mais aos consultórios verificar a saúde. “Quanto mais cedo cuidarem melhor será. Não adianta querer só passear, tem que ir ao médico”.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário: