A instabilidade na atmosfera provocada pela frente fria, que chegou com intensidade no Rio de Janeiro, acabou trazendo chuvas de até 163 milímetros em municípios do Cariri, a exemplo de Mauriti. No Sul do Estado e região dos Inhamuns foram registradas fortes precipitações. Em quase toda a região do Cariri choveu por toda noite de quinta-feira e até a manhã de ontem.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirma que continua a chover, com menos intensidade, até amanhã.
A Funceme registrou precipitações acima de 100 milímetros, ontem, em oito municípios cearenses. A chuva mais intensa foi em Mauriti, com 163mm. Em todo o Estado, houve precipitação em mais de 83 cidades. Em Barro, também no Cariri, aconteceu a segunda maior chuva, de 147 mm.
O meteorologista da Funceme, Paulo Barbieri, alerta que, já que as chuvas têm durado algumas horas, os moradores de áreas de encostas nessas cidades devem ficar prevenidos. Há possibilidades de deslizamentos, em virtude dessas áreas ficarem encharcadas e com maior peso. Além do Cariri e Inhamuns, as chuvas devem atingir o Baixo Jaguaribe e parte do Sertão Central.
De acordo com fotos acima reproduzidas das imagens de satélite monitorado pela Funceme, na última terça-feira, a frente fria ficou sobre o Rio de Janeiro até a noite de quarta-feira, provocando catástrofes. Chegou ao norte da Bahia na quinta-feira, se deslocando para o Oceano Atlântico. Somente entre a quinta e sexta-feira é que o fenômeno passou a provocar instabilidade e chuvas no Ceará. Desde ontem pela manhã, permanece no Oceano Atlântico. O meteorologista da Funceme, Paulo Barbieri, explica que a frente fria se deslocou do Sul da América do Sul, pela Argentina, subindo pelo Brasil. Normalmente isso ocorre no mês de dezembro ou no início do mês seguinte, em janeiro.
Desde que foram iniciadas as fases de chuvas na região, poucas vezes se viu precipitações durar tanto tempo. Na maioria dos municípios da região começou a chover por volta da meia-noite e continuou por toda a madrugada até às 8 horas. Mesmo não sendo com tanta intensidade, chegou até os Inhamuns. As chuvas de ontem causaram preocupação a moradores de alguns bairros de Juazeiro, como Parque Antônio Vieira e Timbaúbas, por conta dos problemas de drenagem na área. Alguns bueiros ficaram entupidos por conta da quantidade de lixo nas ruas, a exemplo dos da Avenida Ailton Gomes. No município de Nova Olinda, uma árvore desabou no Centro, prejudicando o tráfego de veículos.
Este período coincide com o início da fase invernosa na região, que este ano foi prejudicada com as longas fases de estiagem, minimizando consideravelmente a produtividade agrícola. O resultado tem sido uma das piores safras dos últimos anos, praticamente com inexistência de produção. Segundo o coordenador regional da Ematerce, Adonias Sobreira, um laudo técnico sobre essa realidade será divulgado nos próximos dias, com os números relacionados às perdas. Os levantamentos estão sendo realizados nas localidades junto aos produtores e com a presença dos sindicatos de trabalhadores rurais. Nesse período do ano, normalmente, a fase de colheita já está em estágio bem adiantado.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário