domingo, 30 de maio de 2010

Armas alugadas para o crime.


Os bandidos utilizam armas de terceiros para cometer delitos. A Polícia tem confiscado dezenas delas todos os meses.

Armas de grosso calibre, como pistolas, escopetas e muita munição de uso restrito estão sendo alugadas a delinquentes para que estes pratiquem assaltos nas ruas. Muitas estão ´caindo´ nas mãos da Polícia depois que o novo comandante do Ronda do Quarteirão, coronel PM Werislek Pontes Matias, determinou uma nova tática para as equipes que estão trabalhando nas ruas 24 horas.

Flagrante

Exemplo disso aconteceu na noite da última quinta-feira (27), quando dois homens foram detidos depois de uma perseguição policial na rodovia CE-060, entre os Municípios de Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A dupla trafegava em uma motocicleta preta, de placa NQR-6737 (CE), quando passou, em alta velocidade pela patrulha do Ronda de prefixo RD-1095, que era comandada pelo soldado Marques. Conforme relato do capitão PM Túlio, responsável pelo Ronda do Quarteirão em Maracanaú, os suspeitos não obedeceram a ordem de parar, em Maracanaú, e prosseguiram em fuga em direção a Pacatuba.

"Quando os soldados conseguiram fazer a abordagem, descobriram que os dois homens estavam armados, provavelmente iriam praticar um homicídio ou mesmo um assalto", explicou o oficial.

Os dois homens foram levados para o plantão da Delegacia Metropolitana de Maracanaú e um deles, identificado como José Carlos Alves dos Santos, 22 acabou sendo autuado em flagrante. Em poder dele a Polícia apreendeu uma pistola de calibre 380 ACP, além de 18 balas intactas. "Isso mostra que eles estavam preparados para cometer um delito", arrematou Túlio.

Em pouco mais de três semanas da nova estratégia ter sido instalada, cerca de 30 armas de fogo, de diferentes calibres, foram confiscadas pela Polícia nas ruas da Capital e Municípios limítrofes. Grande parte desse armamento é localizado pela Polícia nas mãos de adolescentes ou de adultos já possuidores de antecedentes criminais.

Mesmo diante de tantas apreensões, os bandidos continuam ousando em suas ações delituosas, praticando assassinatos por ´acerto de conta´ ou queima de arquivo´, ou, ainda, praticando assaltos contra coletivos, táxis e estabelecimentos comerciais.

A ação do Ronda permitiu que, em poucas horas, fossem detidos os acusados de ter assaltado um grupo de turistas estrangeiros em plena Avenida Washington Soares.

Arsenal

30 armas foram apreendidas por policiais do Ronda do Quarteirão em menos de duas semanas, fruto da nova filosofia da tropa adotada pelo novo Comando

DEVOLUÇÃO
Armamento também gera dívida entre criminosos

As armas alugadas pelos criminosos acabam se tornando também motivo de rixas, dívidas e, por fim, assassinatos. As investigações de muitos crimes revelaram que marginais foram mortos nas favelas e bairros da periferia de Fortaleza e da região metropolitana exatamente por não terem cumprido com o trato feito antes dos assaltos.

"Eles recebem as armas e não devolvem. Como não têm como pagar em dinheiro, ficam e dívida com o dono do armamento. Se não pagar, acabam sendo mortos. É do mesmo jeito que funciona com as dívidas de usuários de drogas com os seus fornecedores, isto é, os donos dos pontos-de-venda de crack, maconha ou cocaína´, explica um policial civil, que pediu para não ser identificado.

Roubadas

A Polícia também tem constatado que, na maioria dos crimes, as armas usadas pelos delinquentes são roubadas ou produto de contrabando.

Aquelas que têm a numeração raspada são encaminhadas à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para que sejam submetidas a testes e exames químicos, que podem ´reabrir´ a sua numeração e, desse modo, levar a Polícia a identificar a sua verdadeira origem.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: