Mês de julho chegando e uma cena comum em Fortaleza são os garotos, principalmente na periferia, soltando arraias no meio da rua. Mas a diversão pode tornar-se um risco. Soltar arraias perto da rede elétrica traz sérios danos à distribuição de energia e à própria população.
Para se ter uma ideia dos prejuízos, segundo levantamento da Coelce, em todo o Estado, foram registradas 461 ocorrências em 2009. Só na Capital, houve aproximadamente 180 registros de problemas devido à brincadeira no ano passado.
Neste ano, já foram contabilizadas 102 incidências somente no primeiro semestre no Ceará. Os meses de férias são os que contêm mais ocorrências desse tipo. Geralmente nesse período, o número de problemas triplica e consegue superar facilmente a quantidade de registros do semestre. As crianças devem ter cuidado com os riscos da brincadeira, que pode ocasionar problemas como choque elétrico e curto-circuito, pelo contato da pipa com cerol e a rede elétrica.
A Coelce tem um gasto médio de R$ 30 mil por ano para realizar a limpeza da rede por conta das arraias. Portanto, aos pais é fundamental redobrar os cuidados neste período do ano para que a brincadeira não vire uma coisa séria.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Coelce
Da Redação: Jair Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário