
Os entorpecentes incinerados haviam sido encontrados com traficantes presos em flagrante no Ceará
Mais de 100 quilos de drogas viraram cinzas ontem pela manhã. Os entorpecentes foram incinerados pela Superintendência da Polícia Federal no Ceará, por ocasião do encerramento da XII Semana Nacional Antidrogas, que teve início no último dia 18, e faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as substâncias destruídas nos fornos da Cerâmica Assunção, na BR-116, localidade de Telha, em Aquiraz, havia 97 quilos de cocaína e 16 quilos de maconha, apreendidos entre os anos de 2003 e 2009 em Fortaleza e na Região Metropolitana.
As drogas foram incineradas junto com suas embalagens. Havia também cocaína nas formas de pó, pasta e até líquida, que teria sido apreendida em um flagrante de tráfico internacional. Entre os outros objetos, frascos de desodorante, garrafas de bebidas alcoólicas, malas de viagem e sacolas. Tudo foi queimado pelos ´federais´ junto com os entorpecentes.
Segundo o delegado Glayston Araújo, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o total da droga destruída ontem representa "apenas 10 por cento do que está apreendido e armazenado no depósito da PF. Isso aqui é apenas o que foi autorizado pela Justiça para destruir".
Um grande número de policiais federais acompanhou a movimentação durante o evento. De acordo com o delegado Glayston, o material apreendido é resultado de operações realizadas pela PF no combate ao tráfico internacional de drogas, interestadual e, também, ao mercado doméstico.
Apreensões
Este ano, no Ceará, a DRE já prendeu 36 pessoas, sendo 23 homens e 13 mulheres; e lavrou 23 flagrantes. No total, foram apreendidos 171 quilos de cocaína e dez quilos de maconha.
No último dia 18, mais de 200 quilos de drogas (maconha, cocaína e crack) confiscados entre os anos de 2007 a 2009 pela Polícia Civil do Ceará foram incinerados na ´Cerâmica Campo Maior´, no Município de Caucaia. A droga estava armazenada no depósito da Delegacia de Narcóticos (Denarc).
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário