sábado, 17 de julho de 2010

Conheça o bebê da clássica capa do “Nevermind”, do Nirvana


 
nirvana-2008
É curioso o fato de uma pessoa simplesmente ter entrado para a História do rock, mas mesmo assim ser um anônimo. Trata-se da figura que aparece nu na capa do disco mais famoso da banda, “Nevermind”, da banda grunge Nirvana, de 1991, um verdadeiro marco da música mundial.
Qualquer cidadão que aprecia o álbum, um marco em que simplesmente todas as suas músicas viraram singles, já se pegou perguntando quem era aquele bebê e como ele está nos dias atuais.
Pois bem, seu nome é Spencer Elden, e em 2010 completou seus 19 anos. Quando tinha apenas quatro meses, serviu de cobaia para a idéia maluca dos músicos Kurt Cobain e Dave Grohl, inspirados por um documentário sobre bebês que nasciam debaixo da água. As imagens destes nascimentos eram fortes demais, daí a banda preferiu uma foto simples de um bebê nadando. O diretor de arte Robert Fisher contratou o fotógrafo submarino Kirk Weddle para a missão, e Spencer, filho dos amigos do fotógrafo, Renata e Rick Elden, foi o escolhido. Kurt então teve a idéia de acrescentar a nota de um dólar pendurada no anzol. Se tornou numa complexa figura semiótica representando a ganância junto com a inocência do ser humano.
Na cabeça dos pais do garoto, a ideia era apenas se divertir, jogar a criança por alguns segundos na água para tirar foto para uma “bandinha qualquer”, e ainda ganhar U$ 200. Três meses depois, enquanto dirigia pela Avenida Sunset Blvd., a família Elden se deparou com um pôster do filho, com o órgão genital a mostra, na parede da tradicional loja Tower Records. Dois meses depois, a Geffen Records mandou a Spencer Elden – então com um ano de idade – um álbum de platina e um…ursinho de pelúcia (!). Coisa de louco! A capa foi tão marcante que uma edição comemorativa da revista Rolling Stone fez uma sátira usando o personagem Bart Simpson no lugar do bebê, omitindo o pênis por questão óbvia de censura. Grande fã dos Simpsons, Spencer considerou esta uma grande homenagem.“Isso, sim, foi algo realmente legal!”, disse em entrevista ao site National Public Radio.
bart-simpson-nevermind
E o garoto? Como será que leva a vida? Por incrível que pareça ele é um adolescente comum, que até hoje tenta lidar com o fardo de ter sido um ícone do rock. Além, é claro, de mais de mais de 30 milhões de pessoas que compraram o disco já terem visto suas partes íntimas. Quando não está se frustrando com vídeo games e computadores, Elden curte música — na sua maior parte techno — e diz estar “muito de saco cheio” por ainda estar no ensino médio e almeja entrar para a faculdade West Point.
É irônico, mas ele ele sente-se atraído pela era que deu a Kurt Cobain, tanta raiva. E ele justifica com o passar natural dos anos, mas sem frustração: “meus contemporâneos se concentram em jogar Rock Band no Xbox, tipo, isso não é uma banda de verdade! Essa é a diferença entre os anos 90 e os garotos de hoje; garotos no anos 90 realmente se juntavam e montavam uma banda”. E ele ainda tenta de se acostumar com os amigos chegando para ele e dizendo que pisou em sua cabeça, em um chão de alguma grande loja de CDs.
cevin
Sua imagem nostálgica é tão grande, que ele já foi convidado para figurar na capa de outro disco. No caso, “The Dragon Experience” do americano Cevin Key (foto à direita), quando tinha 13 anos. Obviamente, o impacto não foi o mesmo. Mas como às vezes brincar com o passado é divertido, Spencer periodicamente recebe propostas para reviver aquela capa de Nevermind. E assim o fez em novembro de 2008 para a MTV News, na piscina do Rose Bowl Aquatic Center, em Pasadena, Califórnia (primeira foto do topo). Porém, desta vez, com as partes íntimas cobertas. “É um pouco estranho pensar que tantas pessoas me viram nu. Me sinto como o maior ator pornô da história“, disse.
Realmente, deve ser difícil fazer parte da História do rock, e sequer se lembrar como foi…

Da Redação: Jair Freitas

Nenhum comentário: