terça-feira, 6 de julho de 2010

Produção de camarão em cativeiro deve crescer este ano

A criação de camarão em cativeiro no Ceará, segmento que vem enfrentando dificuldades há cinco anos, deve ter um impulso na produção deste ano. Matéria do programa Ceará Notícias desta terça-feira (6) mostra a expectativa dos produtores com a licença das fazendas voltando a ser executada pelo Governo do Estado, o que torna o processo mais ágil.

Novos investimentos devem aumentar a produção em 30%, nas 180 fazendas distribuídas no interior e no litoral cearense. A maioria vai para São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A exportação deve ser retomada também. Desde 2005, houve uma queda nesse tipo de negociação.

Com o aumento da produção, o Ceará pode retomar a primeira colocação no ranking de maior produtor nacional do camarão em cativeiro, posição que Rio Grande do Norte ocupa atualmente.

O camarão crustáceo (criado em cativeiro) é mais barato, pelas condições de custo de produção e hoje é o mais procurado. Muitos preferem esse tipo, por causa do sabor, ao invés do pescado (criado em água salgada). Atualmente, a demanda é crescente e vem impulsionando o setor.

Confira a matéria


Nenhum comentário: