quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RN: Estado recupera saldo de empregos no 1º semestre

Em junho de 2010, o Rio Grande do Norte registrou ocupação de 2.670 novas vagas de trabalho, 260% a mais que em 2009
Related Posts with Thumbnails
O Rio Grande do Norte registrou, em junho deste ano, uma ocupação de 2.670 novas vagas de trabalho, um crescimento da ordem de 260% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Este saldo configura-se no terceiro melhor desempenho para o mês na série histórica do Caged. O melhor resultado da série foi observado em junho de 2008, com 3.442 postos, seguido do ano de 2004, com 3.266 vagas formais.
A indústria de transformação foi o setor que apresentou maior saldo positivo de vagas no Rio Grande do Norte, com 1.005 novos postos de trabalho. Este saldo foi composto com uma participação relevante das indústrias de produtos alimentícios, têxtil, calçados, minerais não metálicos e metalurgia. Na sequência, estão os setores de serviços e da agricultura, também com saldos positivos significativos.
Já, no acumulado do primeiro semestre de 2010, a liderança na geração de empregos formais é do setor da construção civil, com 4.483 novos postos de trabalho, seguido do setor de serviços, com 4.159 postos.
O comércio e a indústria de transformação também apresentaram saldos positivos elevados, com mais de mil novos empregos cada setor. *O saldo negativo fica por conta da agricultura em virtude do período da entresafra. Este resultado está vinculado à sazonalidade de determinadas atividades ligadas ao setor.

Microrregiões

O saldo de empregos em junho de 2010 entre as microrregiões do Estado ocorreu de forma diferenciada. As microrregiões de Natal e Mossoró, que concentram aproximadamente 70% do total de empregos formais do Rio Grande do Norte em 2008 (segundo a RAIS), registraram os maiores saldos positivos.
A microrregião Litoral Sul também apresentou saldo positivo significativo. As demais microrregiões apresentaram saldos positivos menores e, até mesmo, negativos, como Vale do Açu e Seridó Oriental.
Novamente, este resultado é influenciado pela dinâmica de admissões e desligamentos na Agricultura, uma vez que esta atividade ocorre quase que exclusivamente na região não metropolitana do Estado.

Nenhum comentário: