quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novos Agentes de Leitura são selecionados em 24 municípios do Ceará

Ererê e Potiretama no Vale do Jaguaribe estão no raio de atuação do programa.
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza até o dia 22 em 24 municípios o processo seletivo para a contratação de 137 agentes de leitura e 22 agentes articuladores, como prescreve o edital. Cada município do interior atendido possui 10 Agentes de Leitura e um agente articulador (uma espécie de monitor dos demais colegas).

O projeto Agentes de Leitura do Governo do Estado do Ceará é referência nas políticas públicas de incentivo ao livro e está sendo implantado em diversas cidades do país, espelhando-se na metodologia do Ceará. Financiado com recursos do Fundo de Combate À Pobreza (Fecop), o projeto democratiza o acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores no Ceará.

Após o resultado da seletiva, de 30 de novembro a 12 de dezembro, os novos Agentes de Leitura do Ceará receberão capacitação de nível básico e os agentes veteranos (que já trabalham no interior do Ceará) terão formação continuada na área de letramento, leitura e escrita. Os cursos acontecem nos municípios que integram o projeto, localizados nas regiões do Cariri, Maciço de Baturité, Centro Sul e Vale do Salgado, Sertão Central, Litoral Oeste, Inhamuns, Vale do Jaguaribe, Vale do Acaraú/Ibiapaba. Um grupo de professores da área de Biblioteconomia e da área de Letras (Literatura e Lingüística) com títulos comprovados de Mestre, Doutor e pós-doutores foram contratados para trabalhar nesta capacitação.

O programa
Ao todo, 360 Agentes de Leitura do Ceará atuarão no Ceará no próximo ano com como mediadores de leitura. O projeto Agentes de Leitura do Ceara é gerenciado pela Coordenação de Políticas de Livro da Secult-CE, sob coordenação da professora Karine David.

Cada agente selecionado e capacitado vai receber a cada mês uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 354,80 durante um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo de livros para realizar os atendimentos domiciliares a famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.

Nenhum comentário: