Sem material para criar um simples formulário, o Conselho Tutelar II suspende atendimentos
Nada de expediente. Esta segunda-feira foi de faxina no Conselho Tutelar II. Responsável pela cobertura de 21 bairros de Fortaleza que compõem a Secretaria Executiva Regional (SER) II, o órgão está com os atendimentos suspensos desde a última quinta-feira, 8.
Mensalmente, cerca de 150 ocorrências são registradas na entidade. O Centro e a Aldeota são os bairros de maior demanda. Contudo, por ora, só medidas internas e de baixa complexidade, e casos registrados antes do dia 8 vão adiante. Não há previsão para as atividades serem retomadas.
Faltam materiais básicos para o desenvolvimento dos trabalhos dos 14 funcionários. De tinta para a impressão de formulários a uma simples fita gomada. Nem papel higiênico há na sede, que também sofre com a escassez de computadores. Dos cinco, apenas um funciona.
Sucateamento que PORTAL FM JOÃO XXIII constatou ontem e dona Maria José, 66, sentiu os efeitos na pele. ``Me mandaram procurar o (Conselho Tutelar) I. Deve ter alguma coisa desmantelada``, especulou, ao ser informada da paralisação.
A infraestrutura do prédio também assusta. Paredes com infiltrações, piso cedendo e portas quebradas encabeçam a lista de reparos urgentes. ``Foi na chuva de 2009``, diz o conselheiro Marcos Aurélio Araújo, apontando para um teto de PVC parcialmente desabado.
Segundo ele, a suspensão dos atendimentos foi adiada por diversas vezes, pois os problemas no fornecimento de material são antigos. Antes, a responsabilidade era da SER II. Há um mês, foi transferida para a recém-criada Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SDH). ``Já trabalhamos aqui com material dado por outras sedes. Até quinta, ficamos só pela graça de Deus mesmo``, emendou.
Providências
Em nota enviada ao PORTAL FM JOÃO XXIII, a SDH disse já ter enviado técnicos a todos os conselhos e tomado providências iniciais para melhorar a estrutura dos órgãos.
Sobre o Conselho Tutelar II, informou que um processo licitatório está em andamento para comprar os materiais solicitados. Dentre os itens, estariam os computadores, impressora, fax, um carro e aparelhos de ar condicionado.
No tocante à precariedade do prédio, disse estar à procura de um novo local para abrigar os cinco conselheiros e nove servidores de apoio. Contudo, não há data para as promessas serem cumpridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário