quinta-feira, 12 de agosto de 2010

96 projetos disputam leilão

A maioria dos empreendimentos concorre ainda ao leilão de A-3, que possui 92 habilitados no Ceará

O Ceará está, mais uma vez, no páreo para receber novos empreendimentos para a geração de energia elétrica proveniente de fontes alternativas. De acordo com dados divulgados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), 96 projetos no Estado foram habilitados a participar do Leilão de Reserva de Fontes Alternativas, que ocorrerá nos próximos dias 25 e 26 de agosto. Neste certame, o foco é a contratação de energia além da necessária para atender à demanda dos consumidores, elevando a garantia de fornecimento de energia elétrica no País.

No Estado, a geração será realizada exclusivamente a partir de parques eólicos. Entretanto, as termelétricas movidas à biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de madeira e capim-elefante) e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) serão produtores para outras unidades da federação.

Para o leilão de A-3, destinado a atender ao suprimento da demanda de mercado indicada pelas distribuidoras de eletricidade e que acontecerá no dia 26, concorrerão 92 empreendimentos. A maioria deles estão disputando os dois leilões. Os empreendimentos que concorrem ao leilão de reserva possuem potência total de 2.180 MW. Já os do A-3 têm capacidade de produção de 2.077 MW.

Conforme informou o diretor executivo da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), Pedro Perrelli, a expectativa da entidade é de que, neste leilão, sejam contratados cerca de 2.500 MW no Estado apenas para os empreendimentos que utilizam os ventos como matriz energética.

Além disso, a geração de uma maior quantidade de energia fomentará ainda mais a exportação para outros estados. "O Ceará continua expandindo sua matriz de geração, e passa cada vez mais a ser um exportador. Os novos projetos vão trazer receita para o Estado. Antes, o Ceará importava energia de Itaipu e do São Francisco. Agora, passa ter fonte própria", afirma PedroPerrelli, da Abeeólica.

Apesar do extenso número de empreendimentos habilitados no Ceará, nosso Estado encontra-se na retaguarda do vizinho Rio Grande do Norte, que lidera em quantidade de empreendimentos e de potência. 110 projetos participarão do leilão de reserva e 115 do de A3 no estado. No País, integrarão os leilões, respectivamente, 366 e 368 projetos. Os que serão contratados no leilão de A-3 deverão entrar em operação em janeiro de 2013, os de reserva terão que iniciar a geração em setembro de 2013.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: