O troféu que representa o hexacampeonato brasileiro, conquistado no Maracanã após a vitória sobre o Grêmio, não foi o único que vai aumentar o número dos que estão na sala onde ficam as taças obtidas pelo Flamengo.
Com mais três pontos, o Rubro-Negro levou, também, o Troféu João Saldanha, prêmio oferecido pelo LANCE! à equipe de melhor campanha do segundo turno do Nacional. O clube carioca foi a 40 pontos no returno, mesmo número do Cruzeiro, mas ficou à frente devido ao segundo critério de desempate, o saldo de gols. Isso porque no primeiro, que é o número de vitórias, os dois também empataram com 19 triunfos para cada um.
– O Flamengo mostrou seu valor no segundo turno, fizemos uma bela campanha. O título do Brasileiro não é importante apenas para mim, mas também para toda a minha família, que sofreu muito comigo desde a minha volta para o Brasil – disse Adriano, emocionado, após a conquista histórica.
PRIMEIRA PARADA NO RIO
Pela primeira vez desde que foi criado, o Troféu João Saldanha vai parar na sala de um clube do Rio de Janeiro. As edições anteriores foram para dois paulistas (Santos e São Paulo, este último três vezes) e um gaúcho (Internacional).
– Isso é legal. O LANCE! se orgulha de ter criado esse prêmio, e é importante que ele atinja vários clubes. Pela primeira vez ele foi para um carioca, depois de termos entregue quatro vezes em São Paulo e uma em Porto Alegre – diz o editor-chefe do L!, Luiz Fernando Gomes.
O outro prêmio criado pelo LANCE!, o Troféu Osmar Santos, foi parar, até hoje, em apenas dois estados: São Paulo e Rio Grande do Sul. Santos (em 2004), Corinthians (2005), São Paulo (2006 e 2007), Grêmio (2008) e Internacional (2009) são os clubes que o conquistaram.
O troféu e o título
Cinco dobradinhas
Em cinco oportunidades, o clube que levou o segundo turno do Campeonato Brasileiro, e por isso levou o Troféu João Saldanha, também foi campeão nacional. Aconteceu em 2004, com o Santos; em 2006, 2007 e 2008, com o São Paulo; e este ano, com o Flamengo.
Apenas uma exceção
Em apenas um ano, desde que a premiação foi criada pelo LANCE!, a "dobradinha" não aconteceu: em 2005, quando o Internacional foi a melhor equipe do returno, mas perdeu o título para o Corinthians.
"Coirmão" do 1º turno
O LANCE! também premia a equipe campeã do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, mas com a entrega do Troféu Osmar Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário